Você sabia que existem tipos de glaucoma?

Recentemente, preparei um post sobre glaucoma, respondendo as principais dúvidas que giram em torno do tema. Caso tenha perdido, pode conferir entre as publicações aqui no feed. Hoje, eu quero falar sobre os tipos de glaucoma.

Vale lembrar que é uma doença crônica e degenerativa do nervo óptico, provocada pela elevação da pressão ocular. Com o tempo, causa um estreitamento do campo visual, podendo levar à perda progressiva da visão.

Há muitas formas de glaucoma adulto e infantil. A maioria gira em torno de dois tipos principais:

▫ Glaucoma de ângulo aberto: é o mais comum. Nele, os canais de drenagem dos olhos vão sendo gradualmente obstruídos por partículas microscópicas ao longo de meses ou anos. É “aberto” porque os canais não estão visivelmente bloqueados. No início, não apresenta sintomas e a pressão ocular aumenta lentamente, pois o líquido é produzido normalmente, somente com drenagem lenta.

▫ Glaucoma de ângulo fechado: os canais de drenagem nos olhos ficam bloqueados porque o ângulo entre a íris e a córnea é muito estreito. É “fechado” porque os canais estão visivelmente bloqueados. O bloqueio pode ocorrer de repente (glaucoma de ângulo fechado agudo). Nesse caso, o paciente pode ter dores nos olhos e na cabeça, visão turva e até perda súbita de visão. É considerado uma emergência médica porque a pessoa pode perder a visão rapidamente se a condição não for tratada.

Há casos em que o bloqueio acontece lentamente (glaucoma de ângulo fechado crônico). Algumas pessoas podem apresentar vermelhidão nos olhos, desconforto, visão turva, ou uma dor de cabeça que diminui ao dormir. A pressão ocular, no entanto, pode estar normal.

Por isso, é fundamental consultar o oftalmologista anualmente mesmo sem a presença de sintomas.
Precisando, estou aqui!

Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)

Atendimentos em Apucarana
📲Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808
WhatsApp (43) 99956-9718

Compartilhe nas mídias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *