Toda criança é estrábica? 👀
Talvez você já tenha se perguntado sobre isso, mas a verdade é que nem toda criança é estrábica. Até por volta dos 6 meses, é comum que o bebê tenha um desvio no olhar, parecendo estrábico, pois o sistema ocular ainda está em desenvolvimento. Porém, a tendência é que os olhos se alinhem.
👉🏻 O problema acomete aproximadamente 4% das crianças até os 6 anos. Se aparece antes dos 6 meses, está ligado à histórico familiar, distúrbios genéticos (como Síndrome de Down), prematuridade, defeitos congênitos dos olhos, dentre outras situações específicas.
▫️As causas do estrabismo podem ser erros de refração (hipermetropia excessiva) ou desequilíbrio dos músculos que controlam o movimento ocular. Uma criança estrábica, pode apresentar visão dupla ou até perda da visão de um dos olhos (ambliopia). Então, é preciso estar atento. ❕
Além do desalinhamento dos olhos, a criança pode tapar um dos olhos para enxergar e até apresentar uma uma postura diferente ou não se mover de maneira coordenada.
👁 É importante buscar o oftalmologista diante de qualquer desconfiança. O tratamento deve ser iniciado o quanto antes com uso de óculos ou cirurgia.
Conhece alguma criança com estrabismo?
Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (CRM/PR 9273 RQE 6650)
Atendimentos em Apucarana
Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808 ou WhatsApp (43) 99956-9718



