Engana-se quem pensa que o oftalmologista deve ser buscado apenas em casos de urgência ou quando alguma alteração mais grave surge nos olhos.
Algumas doenças oculares não apresentam sintomas e são silenciosas e por isso, somente com exames adequados é possível diagnosticá-las. Já outras condições oftalmológicas podem ser bastante incômodas. Então, quando é a hora de buscar o especialista?
▫️ Criança em idade escolar
Se a criança nunca fez uma visita ao oftalmologista e iniciou a vida escolar, é importante fazer uma avaliação para garantir que não há nenhuma alteração, como miopia ou hipermetropia, que podem acabar prejudicando o aprendizado.
Mas lembre-se: o ideal é que a criança realize ao menos um exame oftalmológico a partir dos 6 meses, até no máximo os 5 anos de idade, mesmo se não estiver frequentando a escola.
▫️ Sintomas como vermelhidão e inchaço nos olhos
Alguns sintomas são mais característicos de que é preciso ir ao oftalmologista. Vermelhidão e inchaço são dois exemplos.
▫️ Dor de cabeça constante
A cefaleia (dor de cabeça) pode ter muitas causas, mas é bastante comum que esteja associada aos problemas na visão. Se o oftalmologista não detectar algum motivo que explique as dores, ele irá encaminhar para outro especialista, como o neurologista.
▫️ Visão dupla
A visão dupla pode estar associada ao estrabismo, diabetes ou até causas mais graves, como um AVC. O oftalmologista poderá descartar causas mais graves e identificar o motivo, podendo ser algo simples de corrigir, como uma alteração no grau dos óculos.
▫️ Presença de doenças oculares na família
Se na família existem casos de doenças oculares, é importante que pais, filhos e irmãos também visitem o oftalmologista. Pode ser que em uma primeira consulta nada seja diagnosticado, mas iniciar o acompanhamento e ter um oftalmologista de confiança é muito importante.
Muitas são as indicações para buscar um oftalmologista além dessas: idade avançada, encaminhamento de outros profissionais, dificuldade na leitura, sensação de vista cansada, estrabismo.
O importante é saber que cuidar dos seus olhos é fundamental!
Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)




