Por que precisamos dilatar as pupilas?

Talvez, em uma das suas consultas oftalmológicas, você já tenha se perguntado: É realmente necessário dilatar as minhas pupilas? Por que, afinal, elas precisam ser dilatadas? 🤔

🔹 A pupila é um orifício que fica no centro da íris. É a área “colorida”. Ela tem tamanho, ou diâmetro, regulável, limitando a quantidade de luz que passa pelos olhos.
Normalmente, precisamos dilatá-la para examinar com mais precisão o interior e o fundo do olho. Com a dilatação, é possível avaliar as condições do nervo óptico e da retina, o que possibilita melhores diagnósticos.

Além disso, o relaxamento dos músculos de foco do olho permite uma medição mais precisa do grau de refração. Por isso, a dilatação é mais indicada para pacientes mais jovens, em média abaixo dos 36 anos, já que é comum que ocorram alterações no grau de refração nesta faixa etária. 👁

Em pacientes diabéticos, com glaucoma e outras condições específicas, o médico também pode optar pela dilatação para a realização de um exame mais completo.

🔹 Para dilatar a pupila, são utilizados colírios dilatadores, que ao serem aplicados podem causar uma ardência momentânea. Depois, os efeitos sentidos são fotofobia (sensibilidade à luz) e dificuldade de visão (principalmente para perto), que podem durar por algumas horas. Usar óculos escuros ajuda a diminuir o desconforto.

Se você já dilatou a pupila, sabe quais sensações são essas. Por isso, é importante sempre se organizar antes de ir ao oftalmologista e considerar a necessidade de algumas horas após a consulta, caso o médico opte pela dilatação.

Por aí, você já teve suas pupilas dilatadas?

Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)

Atendimentos em Apucarana
📲Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808
WhatsApp (43) 99956-9718

Compartilhe nas mídias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *