Os perigos do uso de óculos sem receita

O paciente vai ao oftalmologista e sai com a receita que indica o seu problema e grau de refração. Mas, ao invés de fazer os óculos em uma ótica de credibilidade, compra em locais onde não precisa entregar a receita, adquirindo óculos já prontos com um grau aproximado ao indicado pelo médico. 😰

A alegação é de economia financeira. Muitos, inclusive, nem passam por consulta oftalmológica.

👁 Há pessoas com vista saudável, que por estilo ou estética, também compram óculos sem receita e “sem grau” para usar como acessório de moda. As duas situações são perigosas e exigem cuidado.

▫️Os óculos vendidos sem receita não passam por controles de segurança e qualidade, não têm garantia e nem apresentam as certificações necessárias que asseguram a sua eficiência e eficácia. Além de não darem qualidade à visão e não corrigirem o erro de refração, podem acarretar em dor de cabeça, dor nos olhos, vertigem, dificuldade de concentração, entre outros sintomas que impactam no bem estar.

▫️Com o tempo, a pessoa acaba comprando outro óculos, investindo dinheiro novamente. É o famoso “barato sai caro”. O pior é que nesse momento, o problema de visão pode ter piorado e outros podem ter surgido devido ao uso de óculos inadequados.

Os óculos sem grau, quando comprados em locais de qualidade questionáveis, também podem levar a sintomas e ao desenvolvimento de problemas visuais. Nas duas situações, a orientação é a mesma: procure uma ótica de credibilidade.

E lembre-se: é altamente contraindicado comprar óculos sem passar pelo oftalmologista.
Com saúde não se brinca!

Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)
Atendimentos em Apucarana
📲Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808 ou WhatsApp (43) 99956-9718

Compartilhe nas mídias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *