Catarata é hereditária?
Para responder esta pergunta, primeiramente vamos entender o que é a catarata?
A catarata é uma doença ocular em que o cristalino (lente transparente que fica atrás da pupila e exerce o papel de lente natural do olho ) se torna opaco. Desenvolve-se de forma lenta, podendo levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira, que nestes casos é tratável e reversível.
A causa maior é o envelhecimento, porém, pode ser congênita, relacionada a traumatismos, doenças sistêmicas, cirurgias intraoculares e ser secundária ao uso de certos medicamentos.
E sim, a catarata pode ser hereditária, nos casos em que a doença é congênita. Isso pode acontecer, inclusive, quando os pais são portadores de gene recessivo e não tiveram a doença na infância.
Os principais sintomas: visão embaçada ou turva, sensibilidade à luz, alteração da percepção de cores, mudanças frequentes do grau de óculos, dentre outros.
Diante de sinais e sintomas, procure o oftalmologista para confirmar o diagnóstico da doença, cujo tratamento é cirúrgico.
Conhece alguém que já teve o diagnóstico de catarata? Marque ele aqui nessa publicação para ter mais informações sobre o assunto.
Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)
Atendimentos em Apucarana
Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808 ou WhatsApp (43) 99956-9718




