Um tombo, um acidente com pancada, uma bolada durante a prática esportiva, uma queimadura ou até uma possível perfuração por descuido. Estas são algumas situações que podem causar um trauma ocular, que consiste em um ferimento químico ou físico na cavidade ocular ou no próprio globo ocular.
❗️Nesses casos, é muito importante buscar atendimento oftalmológico para avaliação e tratamento adequado. Mesmo se não houver sintomas, como dor, sangramento e diminuição da visão, a orientação é passar pelo oftalmologista, pois lesões com potencial para deixar sequelas permanentes, podem, inicialmente, não apresentar sinais.
O trauma ocular é uma importante causa de diminuição da visão e cegueira unilateral, podendo acarretar também em edema na córnea, hemorragias, infecções,
descolamento de retina, entre outras sérias consequências.
▫ Acidentes podem acontar com todos, seja em casa, no trabalho ou no esporte. Por isso, a prevenção é sempre bem vinda, como o uso de óculos de proteção em caso de trabalhos que envolvam produtos químicos, ferramentas e soldas; uso de cinto de segurança; protetores para a prática de esportes que trazem maiores riscos aos olhos. Além disso, nunca é demais ter atenção especial com objetos pontudos e não descuidar das crianças. Pequenas atitudes podem evitar grandes acidentes.
Porém, se acontecer um trauma ocular com você ou com alguém ao seu redor, mantenha a calma e lembre-se da importância de não contaminar a região ou machucar ainda mais o olho. Uma bandagem pode ser feita para proteger a área, com as mãos devidamente higienizadas, e o próximo passo é buscar atendimento médico imediatamente. A automedicação não é indicada.
Agora me conta: Você já sofreu ou presenciou um acidente em que houve trauma ocular?
Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)
Atendimentos em Apucarana
📲Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808 ou WhatsApp (43) 99956-9718





2 comentários em “O que é trauma ocular?”
Gostei muito do seu conteúdo sobre Oftalmologista
Obrigada!