Quando falamos em saúde dos olhos, sempre surgem algumas dúvidas mais comuns:
– Quando preciso levar meu filho ao oftalmologista?
– Quais são os sinais de alerta?
👁 A atenção com os olhos da criança deve começar desde o nascimento. Por isso, é realizado o teste do reflexo vermelho (Teste do Olhinho), capaz de identificar catarata congênita e alguns problemas de retina.
🔸 Segundo a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, o recomendado é que entre 6 e 12 meses seja realizado um exame oftalmológico completo sempre que houver a possibilidade.
Depois, entre os 3-5 anos a criança também deverá realizar ao menos um exame completo.
A partir dos 5 anos o indicado é uma consulta anual com o oftalmologista.
Porém, existem alguns sinais que alertam os pais de que é hora de levar o filho ao oftalmologista, independente da idade ou tempo desde a última consulta. São eles:
– A íris deformada ou ter pupilas diferentes em forma, tamanho ou cor;
– A criança com um olho menor do que o outro, olhos que tremem, lacrimejam em excesso e/ou coçam, além de necessidade de piscar muito;
– Queixas frequentes de dor de cabeça ou dificuldade para enxergar
– Estrabismo
– Olhos constantemente vermelhos
🔸 É muito importante que na infância os pais e cuidadores fiquem atentos não só aos sinais de alteração visual mas também para brincadeiras que podem colocar os olhos em risco. O cuidado com objetos perfurantes ou substâncias tóxicas deve ser constante. Além disso, orientar a criança sobre a higiene correta, como lavar as mãos e evitar coçar os olhos, também é importante.
Se você tem alguma dúvida sobre cuidados com a saúde dos olhos das crianças, me conte nos comentários. Aproveite para marcar aqui no post um pai e uma mãe que precisam dessas informações.
Dra Marly Hirata Figueiredo
Oftalmologista (RQE 6650)
Atendimentos em Apucarana
📲Agendamentos pelo número
(43) 3423-1808 ou WhatsApp (43) 99956-9718




